Terça-feira, 22 de Maio de 2007

FALANDO DE FARO DOS ANOS 50

Porto, 2006.09.28
 
“A LOJA DO RODRIGUES NA RUA DE SANTO ANTÓNIO....”
 
 
 
 
 
 
 
 
    Era um estabelecimento elegantérrimo, que marcava a diferença. Hoje, quando por acaso lá passo, vou à procura desse estabelecimento elitista... que ainda lá está mas que já não é a mesma coisa. Lembro-me bem do empresário, o senhor Rodrigues. Em frente à loja, na esquina, ficava a Tipografia Serafim, que nos vendia muito material escolar e que recordo com saudade. À direita da loja fica a farmácia Baptista, cujo director é o dr. Baptista, que foi professor de Cálculo Financeiro na Escola Comercial do meu tempo. Permitam-me que recordo aqui uma cena passada com ele no exame de Cálculo onde eu fui à oral.   
Deduza aí a fórmula da taxa de juro, disse o Prof. E eu lá andei, talvez mais mal que bem, uma no cravo outra na ferradura.... mas aquilo acabou por correr bem. Mas se conto isto é para recordar que o Prof. no fim do exame me disse. ok, terminou o exame, mas não se esqueça que você sabe mais do que aquilo que pensa.
 
Meu caro Dr, o senhor acertou porque fui sempre assim ao longo de toda a minha vida, sempre tive a mania que sabia menos que os outros. QUE FAZER!....
 
      Como eu andava  por Faro nessa altura de 58/59, é importante recordar aqui,  que faleceu recentemente o Dimas  da Óptica Moderna, que era um pachola, apesar de nunca ter falado com ele conhecia-o muito bem, porque ele era amigo do André, funcionário administrativo lá da Escola. Comercial.
 
       Da esquina do Serafim, dessa pequena ruela onde se arrumavam as bicicleta da malta que vinho dos arrabaldes, vinha dar-se à cervejaria Veríssimo, familiares do meu colega Aníbal Veríssimo que foi para a Bélgica, juntamente com o Lima da minha turma que tocava acordeão, rapaziada que nunca mais vi. E é nesse largo que fica a casa de tecidos Barracosa, cujo proprietário era irmão do Barracosa da Casa dos Rapazes que era aluno da Escola Comercial e que jogava lá andebol com o Prof. Américo e tinha um remate ainda superior ao do Joaquim Padeiro, outra velha glória da Escola. Estes Barracosas eram também irmãos do Tonica Barracosa que assaltou o Banco de Portugal da Figueira da Foz com o Hermínio Palma Inácio de Tunes. Nesse largo ainda ficava o consultório do Dr. João Nobre, o médico dos pobres e irmão de outra figura típica do Liceu que era o Joãozinho Nobre, que acompanhava com o Santana, o Leiria e o Xico Eusébio ambos de Estói, o Dinarte, o Merlim e mais essa fina flor desse tempo.
 
Recordar Faro desse tempo é uma alegria.
 
João Brito Sousa  
 
publicado por SOUSINHA às 00:51
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds