Terça-feira, 22 de Maio de 2007

HONRADEZ...

 

 

 
 
                                                       A honra é a poesia do dever..
                                                                                      Alfred deVigny
 
 
 
                                                      
 

Tenho por mim uma enorme estima e consideração. Duma maneira geral, considero-me até boa praça, mas às vezes sou atacado por dúvidas. Quando é assim não tenho receio algum em enfrentar a realidade. E falar comigo próprio. Nestes dias que vão correndo tenho sido atacado. Por um certo prisma, acho que cometi injustiças; por outro lado não. Não tenho certezas e não se tratando de uma situação cómoda também não deixo que se transforme numa situação alarmante, porque no meu currícculum não há atitudes de malvadez nem querer mal aos outros e isso tranquiliza-me.
 
Vem isto a propósito de eu ser, pelo que tenho ouvido por aí,, o único português que acha que o FCPORTO não foi um digno vencedor do campeonato nacional de futebol.. E dei comigo a pensar nisto, porque, até o Dr. Eduardo Barroso, sportinguista dos quatro costados, dizia ontem que o F.C.PORTO tinha ganho bem, apesar de o Sporting ter sido prejudicado com aquele golo com a mão do Paços de Ferreira, em Alvalade, o que a não ter acontecido daria, teoricamente, o título ao Sporting..
 
Fiquei claramente à rasca. Mas depois de ouvir o programa da antena um, lembrei-me da canção do Sérgio Godinho, “Isto está tudo ligado” e também daquela do Zeca Afonso, “Quando um homem se põe a pensar”, tão bem cantada pelo Zeca Medeiros agora no 1º de Maio ali nos Aliados. Tinha ainda mais dois problemas acessórios; um é a minha mulher dizer-me que nesta coisa da bola eu sou um fanático e que ela própria tem de ser ainda mais fanática do que eu porque só assim se trava um fanático. Ora a minha mulher é uma pessoa credível, de formação superior e de esquerda politicamente, o que a mim me dá alguma tranquilidade.
 
O outro problema acessório, era não conseguir concordar com a nomeação do Zé Mourinho para o melhor treinador do mundo, porquanto entendo que o nosso Zé, ganhador é certo, é apenas a primeira figura de uma equipa técnica, escolhida por ele, sim senhor, mas com funções específicas entregues a cada um. Se juntarmos a isto as actuações da direcção que paga os salários a tempo e horas, dos roupeiros que preparam os equipamentos, dos médicos que curam and so on.... and so on…sai daqui um título de melhor treinador do mundo que não será justo atribuir a uma só pessoa. É do colectivo...
 
Ora, sendo assim, dei comigo a pensar na justeza da vitória do F.C.PORTO no campeonato. Fiz até umas consultas por aí e ouvi pessoas, com conhecimentos suficientes para ajuizar nesta matéria, tendo, desta análise, retirado a juventude e os velhos, pois entendi deixá-los saborear à-vontade. Falei com os de cinquenta e sessenta. Um quadro superior de empresas, quando eu lhe falei naquelas listas concorrentes ao Conselho Superior em que no topo de cada uma lista estava o mesmo nome, o que lhe daria a ele a vitoria a qualquer preço, disse-me não concordar com esse comportamento. Mas quando foi dos golos ao Desportivo das Aves que deram a vitória no campeonato nacional, foi tomar o champanhe... Ora no meu entender, a vitória no campeonato do Porto Instituição, está ferida dos princípios da legalidade e da ética..
 Os ferimentos já aumentaram com a desfaçatez da anunciada vitória de Pinto da Costa às eleições, por mais três anos, com uma votação favorável de três mil tal votos, mas... obtida em condições antidemocráticas... modelo lista única. Esse no nosso Pais as instituições funcionassem, estou convencido que haveria razões mais do que suficientes para não considerar a vitória do Porto como justa. Para mim o F.C.PORTO não é só as vitórias da equipa de futebol; é a honradez que a Instituição tem ou não tem.... que se          vão reflectir nas vitórias em campo. E no Porto isso... E por isso...
 
João Brito Sousa.
 

publicado por SOUSINHA às 10:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds