Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

A CIDADE DE FARO

“O SÍTIO DAS FIGURAS E PESSOAS DO SÍTIO DAS FIGURAS”
 
No meu tempo de rapaz quando ia para a ESCOLA, passava lá de bicicleta e elas lá estavam e davam nome ao sítio. Aquilo que chamávamos de Figuras eram umas figuras desenhadas em pedra que estavam colocadas numa suposta entrada para uma quinta. Não sei se aquilo foi considerado património nacional o certo é que deveria ter algum significado, o qual não sei, pois nunca percebi qual era. Hoje passamos por lá e porque  a estrada mudou, as figuras deixaram de exercer a sua função de dar o nome ao sítio, pois agora com o novo traçado da estrada, deixaram de se ver por ficarem um pouco para dentro e os mais incautos não se apercebem delas.
 
Gostava que alguém de Faro, que conheça este suposto monumento, dissesse alguma coisa mais sobre o dito, pois aquele monumento deve ter mais de cem anos. 
 
Daquele sítio das Figuras, andaram comigo na Escola Comercial pessoas que muito bem dignificaram aquele estabelecimento de ensino as quais, tomo a liberdade de as citar aqui, porque são pessoas minhas amigas, são humildes mas de uma dimensão humanista enorme e a cidade deve orgulhar-se delas.
 
Cito por ordem alfabética:
 
ANSELMO FIRMINO DO CARMO do curso de serralharia civil da Escola Comercial e Industrial com o Mestre Olívio, engenheiro licenciado pelo ISEL E IST, quadro superior da EDP e até à pouco tempo Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Francisco Xavier e ainda extraordinário jogador de golfe.
 
JORGE FIRMINO DO CARMO igualmente do curso de serralharia civil da Escola Comercial e Industrial com o Mestre Olívio, engenheiro licenciado pelo ISEL e IST e actualmente director da Central Termoeléctrica de Sines
JOSÉ VITORINO NEVES DO ARCO, da Escola Comercial e Industrial, contemporâneo de Cavaco Silva e não menos brilhante aluno, fez carreira na banca tendo sido colocado inicialmente em Mafra. Ia para a escola de bicicleta, cuja dita ficou famosa pois toda a gente conhecia a bicicleta do Zé.  
 
E são também residentes lá no sítio o José Maria e os irmãos, homens das hortas e da emigração que fizeram sucesso na vida.
 
João Brito Sousa
publicado por SOUSINHA às 15:57
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds