Terça-feira, 29 de Maio de 2007

A FRASE DE HOJE

PARA UM AMIGO...
 
 
"É difícil mas é preciso ter a coragem de ficar só. Uma voz chega para enfrentar o mundo e ter razão. A morte está sozinha contra a vida inteira, e é verdade..."
 
M. Torga na página 71 dos Diários.
 
 
Meu Caro,
 
A vida é aquilo que nós quisermos fazer dela. Mas o cumprimento desta simples frase é de uma exigência enorme e às vezes leva-nos a ficar na imobilização geral. Mas a vida não é isso. A vida é amor. É o Armando Baptista-Bastos que diz: “É preferível amar, mesmo perdendo, do que não amar...." 
 
Um homem nunca fica só; tem sempre a sua musa inspiradora, o seu António Nobre e o Só como companheiro, “vejam lá não vos faça mal;  este que é o livro mais triste que há em Portugal...”, tem Zeca Afonso e José Mário Branco ou Adriano, tem Amália e Marceneiro...e tem sempre um abraço de alguém à sua espera...Mas sim...é preciso ter coragem....mas se não há; há que arranjá-la. E tu camarada amigo... vais arranjá-la sim.
 
Com a tua voz enfrentarás tudo e todos porque a razão te assiste. Nunca te cales e se for preciso grita. Porque a tua voz chega para enfrentar o mundo. E há uma coisa que nunca poderás deixar de ter: a tua enorme juventude. Se tiveres em dificuldade, faz as mesmas coisas que fizeste nesse tempo.. repete a dose e se for preciso não hesites, atravessa  de novo a fronteira a salto. 
 
Eu penso que é mais ou menos nesta direcção que vai a frase de Torga. É difícil mas é preciso ter coragem, quer seja para ficar só quer seja para outra coisa qualquer. A vida, tal como no futebol, É GANHAR...
 
Temos que ter consciência disso e eu sei que tu acreditas em ti próprio. Eu sei...
 
João Brito Sousa..
 
publicado por SOUSINHA às 14:18
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De A SILVA a 30 de Maio de 2007 às 13:27
Eu gostei muito de ler Torga.
Foi um justo vencedor do Prémio Camões e um dos grandes escritores que me foram contemporâneos.
Mas, lido por lido, assim só, sem enquadramento num contexto que venha a culminar na frase apresentada ou a que esta venha a dar corpo, não posso estar com Torga.
Jamais, em meu entender, é preciso ficar só!
O Homem é um animal gregário. À nascença, por natureza, por necessidade inata. Gregário na vida em grupo social e na inevitável coabitação com o sexo oposto.
Até mesmo quando se isola, numa atitude de mera introspecção ou de profunda meditação, o Homem nunca está só. Está com os seus anseios e desejos, com os seus projectos e ideias, com a sua capacidade de análise ou de criatividade.
Quem leu até aqui este comentário já me apelidou de tudo muito pouco simpático porque, é evidente, que Miguel Torga e o Sr. Adolfo Rocha, como Escritor ilustre um e médico de formação o outro, conheciam na perfeição o género humano, desde a sua génese à sua personalidade, para puderem cometer a gaffe de proferir semelhante afirmação.

Mas, retirem todos os epítetos, dado que o que acima escrevi teve um objectivo bem determinado, qual seja, o de realçar a enorme capacidade revelada por um Escritor, a de saber emparedar as palavras na construção de uma frase que vai muito para além da semântica daquelas. E com que profundidade e sentido o faz!

Na verdade, "é difícil mas é preciso ter a coragem de ficar só" !
É preciso ter a coragem dum Galileo, enfrentando a fúria duma implacável e repugnante Inquisição, para, sozinho, desfazer a errada teoria até então vigente sobre o nosso sistema solar. É preciso ter a coragem do puto que, só, grita para todo o povo que "o rei vai nu".
E que dizer da coragem de um Gorbachev?!

Obviamente, palavras são palavras; o seu significado está-lhes predeterminado. Mas, não é de graça que se tem que reconhecer que a capacidade de um Escritor, na sua genealidade, está muito para além das capacidades do comum dos viventes. E Torga está aí! Bem acima de nós!

E quem me dera ter a coragem (e a capacidade!) de um dia poder ficar só!

arnaldo silva
felizmente reformado



De SOUSINHA a 30 de Maio de 2007 às 21:26
VIVA.

Muito bom texto.
Obrigado pela visita.
Um abraço do
BS

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds