Sexta-feira, 1 de Junho de 2007

ANOS 60. O BNU E A ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FARO

  

  

 

 

 Nos anos 60, o BNU em Lisboa e no País, era um emprego invejável devido à solidez da instituição e garantia da continuidade. Da Escola Comercial do meu tempo empregaram-se pelo menos aí uns cem alunos que entretanto tinham terminado o curso comercial. A malta fazia o quinto ano e empregava-se na Banca.

Comparativamente com a malta do Liceu, nós os “costoletas” levávamos vantagem, pois dominávamos a definição de letra, livrança, depósitos `a ordem, a prazo e com pré aviso, a definição de juro e muitos outros conceitos de aplicação na banca. Mas o mais importante de tudo é que dominávamos a contabilidade geral ou financeira. Todas estas matérias eram fundamentais para um bom desempenho na Banca. E a Escola Comercial deu grandes homens nessa área, graças aos ensinamentos do Dr. Uva e da Drª Florinda.
 
O BNU era talvez nessa época o maior banco pois era banco emissor. No BNU em Faro, trabalharam do meu tempo o Zeca Nobre e o Zé Bartílio da Palma. O gerente, o César Nobre, é irmão do Zeca, é de uma anterior geração mais antiga.   Penso que o primeiro espaço que o BNU ocupou em Faro não foi na Rua de Santo António mas não tenho a certeza.
 
Dessa rapaziada de Faro que foi para o BNU recordo com saudade o Jorge dos Santos Valente, a quem nós chamávamos, não sei porquê, o Jorge Barata. O Jorge era um aluno razoável. Onde ele era bom era a namorar as miúdas da Escola (ainda hoje é, disseram-me...) a jogar basket e andebol. Fizemos o 5º ano juntos e, nesse tempo, havia na Escola Comercial um campeonato interno de andebol de sete e a nossa turma estava lá metida. O Jorge, que marcava muitos golos de canto, era o nosso líder.
Passava o ano de 1960 e fomos à final do campeonato, jogar com os electricistas do Tony Casaca, que era um grande guarda redes e do Tolentino que tinha um bom remate e jogava no campo todo. Parece que o jogo foi num sábado à tarde. Eu era o Keeper e jogavam também o actual Presidente da Junta de freguesia da Sé, o Joaquim Teixeira, o António Manuel Ramos José (O SABINO, já falecido) o Jorge e mais três que não me lembro o nome. 
 
Depois do almoço e antes do jogo, o Jorge levou-me até `a Alameda e deu-me a táctica, que era estar tranquilo, fechar o ângulo das jogadas de canto e coisas assim. E depois beijámos a bola, numa de procurar a sorte, uma coisa que só anos mais tarde o Joaquim MEIRIM fez no Varzim quando era lá o treinador e o Benje era o guarda redes e também beijou o esférico. Nós andávamos `afrente.
Não vejo o Jorge há aí uns dez anos e éramos amigos. Envio-lhe daqui uma abraço, se isso for possível.
Ah.... falta dizer que perdemos a final por 1 a Zero. Foi um remate enviezado do Tolentino, a quem cumprimento também. Belos tempos.
 
 
João Brito de Sousa
publicado por SOUSINHA às 07:14
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Jluis a 13 de Julho de 2007 às 16:15
Estou a construir um blog sobre o BNU em Àfrica. Não sei se me pode indicar eventuais links sobre a História do BNU.
Já agora visite http://bnu-quelimane.blogspot.com
De joão remendinho g.mestre a 2 de Agosto de 2010 às 09:07
brito de sousa

cada vez que abro o teu sitio parece que me transporto para a época dos anos de estudente em faro na comercial.
este artigo sobre o bnu é mesmo assim. a nossa saida de faro era para a banca, o sr sebastião silva -empregado do bnu em faro dava-nos as explicaçºoes da matéria na casa dele ali para a av. do liceu.
desse tempo são o romualdo, o hipolito, o vitorino, o justino, o alex o sabino(que descanse em paz).obrigado pelas tuas recordações que acabam por reviver a minha memória em recordar o que transmites que, nos parece que somos nós próprios a escreve-las. admiro a tia escrita e poesia. e só peço que te mantenhas com o vigor , vontade e saber para
bem de todos os costeletas e não só. um abraço do
remendinho

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds