Domingo, 3 de Junho de 2007

PORQUE HOJE É DOMINGO.

SOU PELA RAZÃO...
 
O domingo poderia ser o dia para o Homem reflectir. Penso que o homem de hoje duvida mais do que reflecte. Pensar... não é mesmo o estilo do Homem de hoje. O Homem de hoje, grosso modo, pensa no lucro. E não deixa de ter uma certa lógica porque há o problema da subsistência para resolver.
 
Na conta - corrente série dois, Vergílio Ferreira diz que o Homem “é o ser em que se consciencializa todo o ser, ou seja, todo o Universo”. E continua dizendo: “Temos pois que esse Universo converge para o ponto mais alto de si, que é o Homem...”
 
Em meu entender o Homem é razão. Todo ele deveria pautar o seu comportamento à volta deste postulado. Nada mais era necessário. A razão domestica o homem e condu-lo ao bom caminho. Não há especulações a fazer aqui. O Homem ainda não se convenceu que tem uma missão a cumprir enquanto cá andar. A coisa foi mal explicada; apresentaram-lhe um Deus que não funciona e que não mete medo a ninguém. Esse Deus que apresentaram ao homem só funciona depois da morte no julgamento final, o que é uma tremenda injustiça. O pior crime que esse Deus cometeu foi deixar que o homem gerisse o seu próprio destino. Ora o destino está no fim da longa caminhada que é a vida. E durante ela o Homem vai aproveitando tudo o que lhe vem às mãos e às ideias para fazer disparates. O Homem que nunca cultivou a razão tem como modelo de actuação o exibir a sua condição. E faz isso alheando-se da razão. Ora, não há razão nenhuma para exibir a condição que pretende ostentar... Porque é que temos o Homem a quem nunca faltou nada e o Homem a quem sempre faltou tudo? Não há razão. Sendo a Razão a faculdade de raciocinar, de apreender, de compreender, de ponderar, de julgar, no fundo, a razão é a inteligência que o Homem dispõe. E nada mais é preciso. Com a razão poderíamos dispor de um mundo equilibrado que é o que não temos porque dispomos de muitos mecanismos que nos tornam a vida confusa, não só porque são muitos mas também por não dominamos os seu exactos contornos. 
 
O comportamento do Homem é cada vez mais abrangente e por isso mais sujeito ao erro derivado da ausência da razão nas suas atitudes. E quando falta a razão o Homem reza para ser perdoado. Ora, sendo o Homem, no sentido perjurativo do termo, um habilidoso, serve-se da absolvição que Deus prometeu dar depois de rezar. E é isso que faz; primeiro suja-se e depois limpa-se. Julga o Homem que se limpa mas não, o Homem apresenta-se cada vez mais sujo.
 
Ora rezar é para a religião o mesmo que pensar para a Filosofia. Pascal diz que o último esforço da razão é reconhecer que existem uma infinidade de coisas que a ultrapassam. Apesar disso, entendo que o Homem seria melhor se se procurasse entender com a razão.  
 
Os filósofos racionalistas atribuem à razão um papel determinante na construção do conhecimento. Os grandes filósofos racionalistas como Platão, Descarte e Leibniz, procuram explicar o conhecimento como resultado exclusivo da razão.
 
Ao contrário, Vergílio Ferreira insurge-se contra os racionalistas.. O racionalismo diz ele, “como toda a Filosofia é uma criação que, como a arte não se «discute» e só há que, em face das suas propostas, dizer que nos servem ou não, estão ou não de acordo com o nosso gosto, ou seja com o nosso ser, ou seja que dentro de nós já estava à sua espera, ou seja enfim com o que já sabíamos. Não há razão portanto para que haja razão a baforar pimponice” (288)
 
Não estou de acordo. Sou pela razão...
 
João Brito Sousa. .
 
publicado por SOUSINHA às 08:50
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds