Terça-feira, 5 de Junho de 2007

A CIDADE DE FARO E A ESCOLA COMERCIAL DO MEU TEMPO

SÁBADO LÁ ESTAREMOS. É O NOSSO ALMOÇO.

Ao Armando Pató das Cataplanas que ia aos bailes com a gente.
Estou grato à cidade, apesar da recepção “caceteira” no meu primeiro ano na Escola Comercial. Foi na cidade que conheci pessoas importantes na minha vida futura e foi nela que me preparei para a vida, pois foi aí que obtive a minha primeira ferramenta de trabalho. Podem crer que trago Faro comigo, pois tenho dela gratas recordações. E da Escola Comercial e Industrial desse tempo também, do qual deixo aqui algumas notas.  
Aquela minha turma do 1º ano, deu grandes personalidades ao País.. o Engº João Manuel Mendes Bica da Luz de Tavira, o Almirante Carlos Alberto Arrais Custódio de Marim, o Dr. Herlander dos Santos Estrela de Faro, o Dr. Joaquim André Ferreira da Cruz de Olhão, o Engº José Pedro Soares da Fuzeta, o Oficial da Marinha Francisco Paulo Afonso Viegas de Faro e se calhar outros que não me lembro agora. Nessa turma de 1952, 1 º ano 1º turma do Ciclo Preparatório, na primeira carteira da fila encostada à janela da sala 18 do 1º andar, sentavam - se o José Bartílio da Palma de Olhão e o Luís Guimarães, pequenino, sempre muito bem vestido, sotaque à lisboeta que tinha vindo da capital, era do Belenenses e já tinha visto jogar o Matateu. Aquilo tornava-se um bocado confuso para mim... essa de ter visto jogar o Sebastião Lucas da Fonseca o Matateu lá do Belenenses.
E isto porque, e até parece caricato dizê-lo porque se calhar as pessoas não acreditam, muitos de nós nunca tínhamos visto uma bola. O Luís falava do Matateu e eu não fazia a mínima...Todavia, quando tomámos conhecimento com a dita bola, aquilo era uma alegria ... o correr atrás dela. Ninguém nos ensinava nada mas nós percebemos logo o que é que um jogo de futebol requer. E jogávamos com os da cidade, normalmente à defesa, aplicando as nossas grandes “biqueiradas”, porque força e botas cardadas tínhamos nós. Do campesinato que frequentava a Escola revelaram-se grandes jogadores o Firmino Cabrita Longo das Fontainhas e do Liceu o melhor que vi, foi o Adolfo Pinto Contreiras, um jogador excepcional de Santa Bárbara de Nexe.
É importante reconhecer, que tivemos o carinho dos professores, dos quais não devemos esquecer nunca de um homem de quem todos fomos alunos e que ficou sendo o nosso melhor amigo, pois curiosamente conhece-nos a todos quando connosco se cruza. Refiro-me ao Prof. Américo Nunes o professor da ginástica. Este homem teve uma paciência de Job para nos educar. Na aula dele, vi eu alunos que provinham do campo e agora se dirigiam para o ginásio afim de cumprir o tempo lectivo, com a célebre boína na cabeça. E o Professor.. tira a boína ó Zé. ...

Mas a “montanheiragem” era tanta que enxameavam a cidade e vinham desde Albufeira até Vila Real de Santo António. O Cabrita, dessa minha turma do primeiro ano, que era de S Brás, no Inverno vinha de samarra alentejana e trazia uma boina na cabeça que, se estava frio, abotoava por baixo do queixo, se estava menos frio abotoava por cima da boina. A malta da cidade ficava doida com quilo... O Toino Zé, também de S. Brás, que não tinha propriamente a pinta do Alain Dellon, deliciava-se a ver as pernas das moças da cidade. De bicicleta a pedal vinham muitos e parece-me que o Cevadinha das Quatro Estradas de Loulé era o melhor atleta. De bicicleta motorizada vinham o Danilo e o Zacarias de Pechão.

Hei-de falar dos outros todos dessa turma...

João  Brito Sousa

publicado por SOUSINHA às 14:53
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds