Sexta-feira, 8 de Junho de 2007

REFFLEXÃO FILOSÓFICA

"Abrir o Entendimento, Pela Amizade..."
 
O texto que se segue é de Francis Bacon, in "Ensaios Civis e Morais"
 
 
"O fruto da amizade é saudável e excelente para o entendimento, pois a amizade converte as tormentas e as tempestades dos sentimentos em dia límpido, e ilumina com luz solar as trevas e a confusão dos pensamentos. Não se deve entender com isso apenas os conselhos fiéis que se recebem de um amigo. Antes deles, é fora de dúvida que quem tenha a mente borbulhante de pensamentos logrará clarificar e ordenar o entendimento comunicando as suas ideias a outrem. Trará à tona mais facilmente os pensamentos; ordená-los-á de maneira mais eficaz; julgará como parecem quando convertidos em palavras; em suma, far-se-à mais sábio do que é, alcançando numa hora de palestra mais do que num dia inteiro de meditação.

Disse bem Temístocles ao Rei da Pérsia, que o falar é como pano de Arras, desenfardado e posto à venda: nele, as imagens são exibidas, enquanto que, no pensamento, permanecem enfardadas. Este fruto da amizade, o de abrir o entendimento, não se restringe apenas aos amigos capazes de nos dar conselho (estes são, na verdade, os melhores); mesmo sem isso, aprendemos acerca de nós mesmos, trazemos os nossos pensamentos à luz e afiamos a agudeza do nosso engenho como se contra uma pedra de amolar, que, ela própria, não corta. Dizendo-o numa palavra: é preferível confessarmo-nos com uma estátua ou uma figura de quadro do que deixar em branca nuvem os nossos pensamentos..."

BIOGRAFIA.
 
Os principais precursores de Augusto Comte na elaboração de sua obra fundamental - Curso de Filosofia Positiva - publicado durante os anos de 1830 a 1842, foram: Hume e Kant - precursores filosóficos; Condorcet e Máistre, políticos; Bichat e Gall, científicos; os três pais da filosofia moderna: Francisco Bacon, Descartes, Leibnitz; S. Tomaz de Aquino, Rogerio Bacon e Dante; representantes máximos da Idade-Média e o princípe eterno dos verdadeiros filósofos - o incomparável Aristóteles.
 
 
MEU COMENTÁRIO.
 
 
Abrir o entendimento pela amizade é uma atitude credível. O relacionamento, aqui entendido como entendimento, é um comportamento de difícil duração e isso está testado, sobretudo entre casais, que juram amor recíproco.
 
A matéria em discussão é mais visível no campo dos amigos, digamos assim. O amigo, é aquele que aceita com agrado e simpatia as posições, ideias e atitudes de uma pessoa que geralmente acompanha com ele. Mas há aqui um pormenor fundamental. A vida não é a dois;  é esporadicamente a dois. Por períodos maiores ou menores.
 
Este modelo de vida entre amigos, pode fomentar duradoiramente a amizade, porque carecendo ela da assiduidade verificada com o casal, esse aspecto pode ser benéfico e solidificar a amizade, tornando viável o entendimento.
 
A amizade é fundamental no entendimento...
 
João Brito Sousa
publicado por SOUSINHA às 09:20
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds