Sábado, 9 de Junho de 2007

REFFLEXÃO FILOSÓFICA

(a casa onde viveu NIETZSCHE)
 
O texto que a seguir se apresenta, FELICIDADE E CULTURA
 é de Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'
 
A visão das imediações da nossa infância comove-nos: a casa de campo, a igreja com as sepulturas, a lagoa e o bosque... é sempre com padecimento que voltamos a ver isso. Apodera-se de nós a compaixão para com nós próprios, pois por que sofrimentos não passámos, desde então! E ali continua a estar tudo tão calmo, tão eterno: só nós estamos mudados, tão agitados; até tornamos a encontrar algumas pessoas, nas quais o tempo não meteu dente mais do que num carvalho: camponeses, pescadores, habitantes da floresta... são os mesmos. Comoção, compaixão consigo próprio, à vista da cultura inferior, é sinal de cultura superior; donde se conclui que, por intermédio desta, a felicidade, em todo o caso, não foi acrescida. Justamente, quem quiser colher da vida felicidade e deleite só tem que se desviar sempre da cultura superior. ..”
 
 
BIOGRAFIA:
 
 
Friedrich Nietzsche nasceu numa família luterana em 1844, sendo destinado a ser pastor como seu pai, que morre jovem em(1849) aos 36 anos, junto com seu avô. Entretanto, Nietzsche perde a fé durante sua adolescência, e os seus estudos de filologia afastam-no da tentação teológica: "Um outro sinal distintivo dos teólogos é a sua incapacidade filológica. Entenda-se aqui por filologia "(...) a arte de bem ler – de saber distinguir os factos, sem estar a falseá-los por interpretações, sem perder, no desejo de compreender, a precaução, a paciência e a finesse." (O Anticristo). Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a leitura de Schopenhauer (O Mundo como Vontade e Representação, 1818) vai constituir as premissas da sua vocação filosófica. Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, Nietzsche é nomeado aos 25 anos professor de Filologia na universidade de Basiléia. Adopta então a nacionalidade suíça. Desenvolve durante dez anos a sua acuidade filosófica no contacto com pensamento grego antigo - com predileção para os Pré-socráticos, em especial para Heráclito e Empédocles. Durante os seus anos de ensino, torna-se amigo de Jacob Burckhardt e Richard Wagner. Em 1870, compromete-se como voluntário (enfermeiro) na guerra franco-prussiana. A experiência da violência e o sofrimento chocam-no profundamente.
 
O MEU COMENTÁRIO.
 
FELICIDADE E CULTURA, são assuntos que podem coabitar facilmente ou, pelo menos, que têm possibilidades disso. A cultura, entendida como um somatório de conhecimentos, pode tornar mais fácil a compreensão do que é a felicidade. Não sei se Nietzche tem razão quando diz que para ser feliz, o homem tem de desviar-se da cultura superior.  
Entendo que a cultura pode ajudar o homem a compreender melhor as limitações da felicidade. Um homem culto realiza-se mais facilmente que outro que não disponha dela..  
 
FELICIDADE, em meu entender é bem estar. Todo aquele que procure estar bem consigo próprio e consiga é feliz. E ler esta parte do texto, a mim, torna-me feliz. Aí vai:   
 
“A visão das imediações da nossa infância comove-nos: a casa de campo, a igreja com as sepulturas, a lagoa e o bosque... é sempre com padecimento que voltamos a ver isso. Apodera-se de nós a compaixão para com nós próprios, pois por que sofrimentos não passámos, desde então! E ali continua a estar tudo tão calmo, tão eterno: só nós estamos mudados, tão agitados; até tornamos a encontrar algumas pessoas, nas quais o tempo não meteu dente mais do que num carvalho: camponeses, pescadores, habitantes da floresta... são os mesmos. Comoção, compaixão...
 
Este texto é realmente belo e faz-me feliz.
 
João Brito Sousa
 
publicado por SOUSINHA às 07:03
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