Segunda-feira, 11 de Junho de 2007

COISAS LÁ DA ESCOLA EM FARO.

O LAGO DA TÁCTICA.
Ao António Manuel Ramos José, meu colega no 1º ano, 1ª turma, lá na Escola Comercial em 1952
 
[Peço licença para lembrar aqui o Sabino (ou o Toino, como eu lhe chamava) do Banco Borges & Irmão. Porque éramos amigos e faleceu sem me dizer nada]
 
O lago da táctica era na Alameda. A Alameda, ou Jardim da Alameda, como era conhecida em Faro no meu tempo, ficava paredes meias com o edifício da ESCOLA COMERCIAL..
Por definição, Alameda, é uma. rua ou área com arvoredo e flores, e a Alameda de Faro era nessa altura, e penso que ainda o é hoje, um espaço interessante para desanuviar.
Nós, os da Escola Comercial, quando um professor faltava, íamos até lá para ver as raparigas. Normalmente, sentávamo-nos ao pé do lago que ainda deve lá estar, ao pé da casa do guarda, e metíamos conversa com elas. O banco onde nos sentávamos, era o mesmo onde o Jorge Barata nos dava a táctica para os jogos de andebol, aos sábados, do campeonato interturmas lá da Escola, de que já falei aqui.
 
Um dos casais de namorados, alunos da Escola Comercial, muito badalado nesse tempo e que frequentava a Alameda (Até tinha lá o seu banquinho privado!), era o Xico Zambujal e a Natércia Pires Correia. O Xico faleceu e a Natércia sei que está    muito doente. Mas eu estou com eles, estejam eles onde e como estiverem. Aqui vai para eles um ALABI... ALABÁ.
Nas aulas de ginástica da Escola, com o Professor Américo, às vezes praticávamos jogos de andebol, no recreio. Uma vez, na aula do João Cuco que era do Curso Montador Electricistas e era muito bruto, mal o Prof. apitou para o início do treino, o Cuco pega na bola e zás... bola para a Alameda. Foi risada geral e puxão de orelhas do Prof. ao João que, de seguida foi buscar a bola.         
O guarda da Alameda, era o pai do colega Ramos José que cito acima, que mais tarde se veio a revelar como poeta. Parece que publicou um livro mas não sei o título..
A mim, é-me particularmente grato recordar esta zona, porque além da Alameda em si, onde passeei e passei bons tempos, fica ao lado da sede da Polícia de Segurança Pública de Faro, cujo comandante era o Brigadiro Salvador  Carvalho, da minha terra, o Patacão, e foi grande atleta do Liceu, quer a jogar futebol onde era ponta esquerda, quer no atletismo onde fazia 11, 9 segundos nos 100 metros planos.
A causa próxima que me levou a falar da Alameda, é porque hoje em dia é de toda a importância preservar os espaços verdes, uma vez que Portugal    está entre os países europeus mais afectados pelo aquecimento global, de acordo com um relatório britânico agora divulgado. Por isso conto com uma Alameda imorredoira...para nos salvar .Talvez já não vamos a tempo.... mas vamos tentar.
É tudo, hoje.
João Brito Sousa
 
publicado por SOUSINHA às 08:05
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds