Terça-feira, 12 de Junho de 2007

REFLEXÃO FILOSÓFICA

(Padre MANUEL BERNARDES)
O texto que se segue é da autoria do padre Manuel Bernardes, in "Luz e Calor" cujo título é:
 
 “Dotado de Verdadeira Virtude
 
“O que é dotado de verdadeira virtude tem os seus males por fora, os seus bens por dentro. Pelo contrário o amigo de glória vã, o hipócrita, o mundano, os seus males estão por dentro, porque são verdadeiros; e os seus bens por fora, porque são imaginados, e aparentes.
Entre todas as virtudes somente a humildade se ignora a si mesma: como traz os olhos baixos, e fitos no abismo do seu nada, não reflecte sobre o seu conhecimento, porque o verdadeiro humilde não presume que o seja. “
 
BIOGRAFIA
Padre Manuel Bernardes
Escritor moralista, religioso e pregador. Frequentou o colégio jesuíta de Santo Antão seguindo depois para a Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de mestre em Artes e de bacharel em Teologia e Direito Canónico. Entrou para o sacerdócio, conseguindo tal reputação que D. João de Melo, bispo de Viseu, o elegeu seu confessor.
Em 1674, desejando isolar-se, entrou para a Congregação do Oratório, no convento do Espírito Santo, em Lisboa. Aí viveu durante 36 anos, dedicando-se à oração e à composição das suas obras, através das quais procurava exercer uma acção moralizante.
Usou a crítica de costumes e o apelo à emoção mais do que o desenvolvimento intelectual da doutrinação. Transparece nos seus escritos um espírito crédulo e pacífico, capaz de transmitir a espiritualidade da vida contemplativa num estilo literário simples e elegante, em plena época do barroco.
 Entre as suas obras principais contam-se Exercícios Espirituais e Meditações da Via Purgativa (1686), Pão Partido em Pequeninos para os Pequeninos da Casa de Deus (1696), Luz e Calor: Obra Espiritual para os Que Tratam do Exercício de Virtudes e Caminhos da Perfeição (1696), Armas de Castidade (1699), Meditações sobre os Principais Mistérios da Virgem Santíssima (1706), Nova Floresta ou Silva de Vários Apotegmas (cinco volumes publicados em 1706.1708,1711,1726 e 1728 respectivamente), Sermões e Práticas (1711), Direcção para Ter os Nove Dias de Exercícios Espirituais (1725), Os Últimos Fins do Homem (1728) e Estímulo Prático Para Seguir o Bem e Fugir do Mal (1730).

O MEU COMENTÁRIO

 
Eu penso que há aqui uma lacuna no desenvolvimento deste texto que é precisamente não se explicar o que é a virtude, porque nem todos a têm ou tendo-a te-la- ão em doses diferentes...
 
Virtude é um característica ou qualidade que nós possuímos ou não e se sim, em quantidade maior ou menor. Ora, é dessa qualidade que possuímos ou não que as nossas atitudes e comportamentos se aproximam mais dos comportamentos próximos da prática do Bem..    
 
Os bens por dentro e os males por fora de que fala Bernardes, significam, o primeiro, o carácter do possuidor dessas qualidades e o  segundo a canalhice e a falta de escrúpulos do outro.
 
A humildade é assim chamada porque dá ao seu possuidor a noção exacta da sua insignificância e por isso não se dá por ela e anda de olhos em baixo. Não sei se hoje isso é bem assim. O futebolista Eusébio, por exemplo, cultiva a humildade espontaneamente, é um homem admirável porquanto actua naturalmente, ele é já assim. É uma qualidade inata que o favorece e que produz efeitos favoráveis à saúde do seu organismo.  
 
Do hipócrita já não direi o mesmo...
 
João Brito Sousa.
publicado por SOUSINHA às 07:39
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds