Sábado, 16 de Junho de 2007

VELHO DO RESTELO

Crónica do Manel Piorna

 

(velho do Restelo)


Tenho andado por fora, de forma que não tenho tido oportunidade de visitar o teu belíssimo blog. Só que hoje, me aparece o Velho do Restelo pela frente novamente! Oh gentes! Deixai o "Velho" sossegado, e não ponham em Camões intenções as quais ele nunca teve.

 

Será Camões contraditório? "C´um saber só de experiência feito," "tais palavras tirou do experto peito". Esta voz veneranda é digna de ser ouvida com atenção. As palavras aos que partem são precedidas da Mãe (estrofe 90) e das palavras da Esposa. Vejamos a visão de conjunto dos frágeis que ficam: mães, esposas, filhos, velhos e meninos.

 

Portanto por detrás do "Velho" está o Povo anónimo. As suas palavras são pura análise da "condição humana". Segundo ele as bases da Viagem do Gama nsão: "a glória de mandar" a "vã cobiça" a "vaidade" a que se apelida de "fama". Impulsos que não passam de "fraudulento gosto". Que fazer se é próprio da condição humana ser insatisfeito? "Dura inquietação da alma e da vida" veja-se os exemplos dados de Prometeu e Ícaro. Tenhamos em atenção que o Canto IV contem 104 estrofes, pelo que a análise deve ser feita até ao final.

 

Temos então que a análise que se possa fazer, sabendo o "Velho" que o homem estranho animal que não ouve a voz do bom senso e da lógica, lucidamente, ele sabe que as suas não serão ouvidas procura então inverter os campos (veja-se estrofe 100 e seguintes). Temos aqui então a opinião politica do "Velho" e aqui eu vejo Camões e não o "Velho", pois estão confirmadas as duas correntes existentes ao tempo, da expansão para o Norte de África em detrimento do Oriente. Não põe pois Camões nas palavras do "Velho" a sua própria opção?

 

Não posso intrevistar Camões! Mas tenho a certeza que acima de tudo ele é um humanista. Aliás a corrente da época. Poderiamos dissecar muito mais este canto IV dos Lusíadas, mas em termos de Wikipédia (Enciclopédia Livre) o "Velho do Restêlo" simbolizar os Pessimistas, os Conservadores e os Reacionários? Não!!! Acho que se está a ofender Camões QUE NÂO ERA PARVO!Só mais uma achega: O que o Velho do Restelo critica em tom sério e austero, fá-lo satiricamente Gil Vicente.

 

Olho à minha volta, e sinto-me bem, por ser um lúcido Velho do Restelo.

João, um grande abraço do

Manel

 

 

 

Bom Texto ó Manel.

Um abraço do

João

publicado por SOUSINHA às 09:14
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Manuel Piorna a 16 de Junho de 2007 às 15:28
A todos aqueles que lerem este texto, peço desculpa pela terrível gralha "intrevistar". "Mea Culpa". Alentejano escrevendo como fala, não se admite. Não mereço um chumbo, mas sim uma morteirada!
Manel Piorna.
De SOUSINHA a 17 de Junho de 2007 às 13:15
Viva.

Eu também não li, desculpa lá, mas tudo bem.
Um abraço do
João

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub