Terça-feira, 19 de Junho de 2007

DA IMPRENSA

JORNAL DE NOTÍCIAS  DO PORTO.

 

 

TEXTO DEDICADO À  MINHA MULHER, QUE, COMO BOA NORTENHA SE ORGULHA DE PENSAR COMO OS EMPRESÁRIOS DO NORTE.

                                        "Empresários do Norte avançam com estudo que defende Portela..."

 
A Associação Comercial do Porto (ACP) vai financiar um estudo que defende que o aeroporto de Lisboa deverá manter-se na Portela, com o apoio de uma outra infra-estrutura de média dimensão, também na zona de Lisboa. A decisão foi ontem anunciada pelo presidente da ACP, Rui Moreira, depois do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, ter garantido que o Governo está aberto a analisar qualquer outro estudo sobre a localização do novo aeroporto (designadamente essa mesma opção - Portela+1).
 

Ao final do dia, Rui Moreira afirmou à Rádio Renascença ter contactado, já ontem, elementos da direcção da ACP, acrescentando que, nos próximos dias, vai fazer a encomenda de um estudo, recorrendo aos meios universitários, o mesmo método usado pela CIP no estudo sobre Alcochete. Rui Moreira avisa, porém, que antes do documento estar pronto não pretende contactar com nenhum elemento do Governo "Escreverei uma carta ao sr. ministro das Obras Públicas dando-lhe conhecimento que vamos elaborar esse estudo e entrarei em contacto com o Governo quando for altura disso".
 

A defesa, pela ACP, da opção "Portela+1", em detrimento da Ota ou mesmo de Alcochete, aliás é bem aceite pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), que há muito mostra o seu "inconformismo" face "à tentativa de abandonar o aeroporto da Portela". A associação liderada por Ludgero Marques diz, numa tomada de posição enviada ontem ao JN, que a Ota "representa uma absorção de recursos que rondará vários milhões de euros", garantindo "que na Portela existe muito espaço disponível para para expandir o aeroporto para voos superiores a 30 milhões de passageiros por ano".
 
Isto sem contar, adianta, com "aquilo que poderia ser chamada a zona de protecção do aeroporto" - o aeroporto militar de Figo Maduro".
 
A forte tomada de posição em defesa da continuidade da Portela alarga-se também à Confederação do Turismo Português . A posição desta associação é que o Governo deverá viabilizar "a utilização civil de um dos aeroportos militares da Área Metropolitana de Lisboa para as operações low-cost e charter". E que deverá avançar, "em simultâneo, com um programa de qualificação do serviço prestado na Portela e de um sistema de monitorização da qualidade que permita a sua melhoria sustentada".
 
Quem ontem preferiu manter silêncio sobre o assunto foi o Presidente da República. Cavaco - que opta por não se pronunciar sobre soluções específicas - elogiou apenas o papel das duas universidades que lideraram o estudo da CIP. No novo estudo da ACP, também serão elas a comandar a análise.
 
(texto retirado da net)
João Brito Sousa
publicado por SOUSINHA às 10:59
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Manel Piorna a 22 de Junho de 2007 às 22:19
Bom artigo João, e boa análize. Boa prenda para tua esposa.
País periférico, com tanta dificuldade, há que ser racional. A meu ver, há que desenvolver a Portela
e Sá Carneiro. Sim senhor, desobstruir estes aeroportos dos voos "low-cost e charter".
Por curiosidade: Quando saí da TAP, dos meus arquivos e da tralha que trouxe, veio uma cópia de um estudo elaborado nos Custos por mim e pelo Travanca em que constam os custos da TAP com a transferência do aeroporto da Portela para Rio Frio. Este estudo foi efectuado em 1973, e Rio Frio era para começar a funcionar em 1980.
Penso que por vezes, lançam estes balões para o Zé se alhear de outras coisas.
Já que estamos na "Era Espacial" não teremos por breve, aeronaves a levantar na "Vertical"?
Por vezes questiono-me sobre isto!
Bom São João, e cuidado com as baldruegas!
Olha pela saúde rapaz.
Um abraço do Manel
De Manuel Piorna a 22 de Junho de 2007 às 22:25
Anular este comentário
De Manel Piorna a 22 de Junho de 2007 às 22:23
Bom artigo João, e boa análise. Boa prenda para tua esposa.
País periférico, com tanta dificuldade, há que ser racional. A meu ver, há que desenvolver a Portela
e Sá Carneiro. Sim senhor, desobstruir estes aeroportos dos voos low-cost e charter".
Por curiosidade: Quando saí da TAP, dos meus arquivos e da tralha que trouxe, veio uma cópia de um estudo elaborado nos Custos por mim e pelo Travanca em que constam os custos da TAP com a transferência do aeroporto da Portela para Rio Frio. Este estudo foi efectuado em 1973, e Rio Frio era para começar a funcionar em 1980.
Penso que por vezes, lançam estes balões para o Zé se alhear de outras coisas.
Já que estamos na "Era Espacial" não teremos por breve, aeronaves a levantar na "Vertical"?
Por vezes questiono-me sobre isto!
Bom São João, e cuidado com as beldroegas !
Olha pela saúde rapaz.
Um abraço do Manel
De SOUSINHA a 23 de Junho de 2007 às 18:48
Ao Manel Piorna.

Viva
Bom texto ó MANEL. Obrigado pela visita.
Ai vai um abraço do
BS

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds