Segunda-feira, 14 de Maio de 2007

GANDHI OUTRA VEZ

GANDHI encontrou-se com os reformados sociais do Ocidente.
 
Em 1903 quando Gandhi viajou de Joanesburgo/África do Sul para Durban onde havia estado na qualidade de advogado, foi acompanhado até à estação por um amigo, Henry Polak, que lhe deu, como despedida, o livro Unto This Last de John Ruskin, para0 ler na viagem. O livro que desenvolvia temas interessantes, continha a definição de riqueza, nestes termos: -“a riqueza é uma força que, como a electricidade, se torna real através da desigualdade. O poder de um guinéu no bolso de um homem está dependente da falta que esse guinéu faz na bolsa do vizinho. Segundo a teoria de Ruskin, o que se procura portanto sob o nome de riqueza é o pode sobre os outros homens..
 
GOPAL KRISHNA GOKHA tem esta opinião acerca de Gandhi. “Não houve nenhum espírito mais puro, mais honrado, mais corajoso ou mais alto que tivesse andado neste mundo.. O senhor Gnadhi é um dos homens que se dedicou a uma rígida vida ascética e aconselhou os mais altos princípios do amor pelos seus irmãos, bem como a verdade e a justiça, tocando com uma varinha mágica os olhos do seus irmãos mais fracos, dando-lhes uma nova esperança no futuro. É um grande homem, um grande herói, um grande patriota, e podemos dizer com justiça que, com ele, os indianos atingiram no nosso tempo o seu ponto mais alto..
 
MARTIN LUTHER KIMG disse:
 
GANDHI foi o primeiro homem na História que ergueu a ética de amor de Jesus para além de uma mera relação entre indivíduos, transformando-a num poder social cheio de força e de acção e numa grande Norma. O amor foi para Gandhi um meio poderoso de transformação social e colectiva . Aí, assim como GAMDHI deu a máxima importância ao amor e ao uso da não violência, encontrei eu o método para uma reforma social, que tenho procurado há tantos meses. O utilitarismo de Bentham e Mill, os métodos revolucionários de Marx e de Lenine, a teoria do contrato social de Hobbes, o optimismo do «regresso `a natureza» de Rosseau e a filosofia de super homem de Nietzsche, não me deram nenhuma satisfação intelectual e moral, que eu apenas encontrei na filosofia da resistência pacífica de Gandhi. Eu estou convencido de que era esse o único meio prático e moral saudável que abre o caminho aos homens oprimidos pela luta pela liberdade .
 
 
MEU COMENTÁRIO:
 
Diremos que Gandhi foi um político de reconhecidamente grandes méritos, que encarou o problema pela óptica louvável da não violência. Todavia os problemas da Humanidade subsistem o que sou levado concluir que não é por esta via que os problemas se resolvem.
 
Gandhi hoje não passa de uma grata recordação cuja actuação política, em termos práticos, poucos frutos deu. Foi apenas um homem bom
 
A humanidade apenas se pode salvar se atacar de frente o problema da ambição. As pessoas terão de passar a querer menos para si e mais para todos.
João Brito Sousa  
publicado por SOUSINHA às 15:35
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds