Terça-feira, 15 de Maio de 2007

DA IMPRENSA DE HOJE

"Quem não chora não mama", disse o ex Ministro CADILHE

Os assuntos a tratar são:
 
 
1- Norte precisa de líder forte eleito pelo povo
 
A descentralização política é uma condição fundamental para tornar possível o desenvolvimento do Norte, e especificamente do Vale do Douro, assuma, ou não, a designação "regionalização". É a conclusão central saída do seminário realizado ontem, no Palácio da Bolsa, pela Associação Comercial do Porto. Mas há mais a ideia que a região precisa de um líder político eleito, não nomeado, ganha cada vez mais adeptos.

 
 
2 - Póvoas sobe a vice-presidente
 
 
 
Miguel Amorim


O médico Fernando Póvoas no lugar do advogado e comentador político António Lobo Xavier é a principal novidade na lista candidata às eleições do F. C. Porto para o triénio 2007/2010, presidida por Pinto da Costa e que vai a votos no domingo, dia do jogo F. C. Porto-Aves, que pode valer o 22.º título de futebol aos dragões.
 
... No domingo, o acto eleitoral vai decorrer entre as 10 horas e as 19 horas, no Estádio do Dragão. Como é sabido, Pinto da Costa é candidato único.
 
Na equipa ontem anunciada por Pinto da Costa, no decurso da reunião do Conselho Superior,
Fernando Póvoas, cada vez mais próximo do presidente.
 
 
MEU COMENTÁRIO.
 
Antes de mais nada, o PORTO com honradez está no
 
                                      http://amaroporto.blogs.sapo.pt
 
 
Posso estar a ser injusto para a população da cidade do Porto, onde vivo agora e, diga-se de passagem, me têm tratado mito bem. Mas a dedicação que a cidade dedica ao futebol, desprezando valores éticos que cultivou outrora, preocupam-me.      
 
Vem este meu desabafo face a dois assuntos, que julgo não dignificam a cidade e que vêm publicados na Imprensa de hoje
 
 
1 - Norte precisa de líder forte eleito pelo povo
 
A ideia central saída do seminário realizado ontem, no Palácio da Bolsa, pela Associação Comercial do Porto, sobre descentralização política, que alguns aqui dizem ser fundamental. para tornar possível o desenvolvimento do Norte, e especificamente do Vale do Douro, assuma, ou não, a designação "regionalização". é que o que a região precisa é de um líder político eleito, não nomeado, situação que ganha cada vez mais adeptos.
 
Na linha da frente aparece o economista Miguel Cadilhe, que há muito defende esta solução. "Se houvesse um líder político no grande Douro as coisas estariam diferentes". opina, salientando a necessidade de "uma voz que se faça ouvir". Para dar mais força à sua convicção socorre-se de um adágio popular "Quem não chora não mama"
 
O chefe de projecto da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, assina por baixo. "Faz todo o sentido", nota. Arlindo Cunha, presidente da Fundação Rei D. Afonso Henriques, sublinha que com um poder regional, "não teria existido" a descontinuidade política, causada pelas sucessivas mudança no poder central. A propósito, questionou a deputada europeia do PS, Elisa Ferreira "Que resistência tem o Douro à alternância democrática?"
 
COMENTÁRIO: Se a região entende que está mal e entende que o melhor é eleger esse líder, então que accione os mecanismos para que se obtenha o que pretende E NADA DE LAMÚRIAS   FAÇA-SE...
 
 
2 - Póvoas sobe a vice-presidente
 
2.1.- Nesta matéria, o comportamento da classe erudita da cidade, é do ponto de vista ético e democrático, no mínimo, deselegante e desrespeitador do passado da cidade, que conseguiu nesses tempos do passado, a legenda de Antiga, Muy Nobre, Invicta e sempre Leal cidade do Porto, graças a sua valentia e dignidade..   
 
2.2- Fernando Póvoas, publicou um livro que está no topo há 2 semanas; portanto é uma pessoa que tem a obrigação de saber bem o que está fazer, que no fundo é ofender a honra da cidade, ao apoiar eleições a um candidato único e, pior ainda, ter permitido que em eleições para o Conselho Superior do clube, ter permitido que o seu nome figurasse em duas listas diferentes.
 
2.4 Sabendo-se das insinuações de que foi vítima o Presidente do clube de futebol, que nunca as desmentiu e que, não sendo dele conhecidas outras actividades de relevo, somos levado a concluir que só nesse terreno permissível do futebol é que o Presidente impressiona.. Mas segundo o que se diz, foram praticadas atitudes desonestas de tal montante, que em minha opinião, a cidade não deveria pactuar. Entendo que a cidade deveria tomar   medidas contra tal personalidade e não de aproximação que é o que está a fazer o Dr. Fernando Póvoas e o que se verifica de uma maneira geral com a cidade.. Esta não é a atitude de uma cidade Invicta e sempre Leal. A  cidade do Porto perdeu esse estatuto. Já não é nada disso. Porque protege os supostamente menos dignos.
 
2.5 - Parafraseando Francisco José Viegas , quero dizer que não estou contra a cidade do Porto; apenas estou a ser honesto com os valores que me ensinaram a seguir.
 
João Brito Sousa
 
 
publicado por SOUSINHA às 12:55
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Spiritwolf a 15 de Maio de 2007 às 22:46
Olá João, li o teu artigo e fiquei com a ideia que padeces do mesmo mal de que acusas os portuenses, isto é, reduzir os portuenses a portistas e, portanto, ao fenómeno futebol. A cidade do Porto é muito mais do que o seu clube mais representativo e o FC Porto é muito mais do que Pinto da Costa.
Não sou, nunca foi, adepto de listas únicas, seja no que for, mas a verdade é que se vê pouca gente com vontade de assumir responsabilidades, quer seja no futebol, quer seja como cidadão, por isso a responsabilidade da existência de listas únicas está do lado dos que, como eu, não se assumem ou não estão para se chatear.
Mea culpa.
Abraço
De SOUSINHA a 16 de Maio de 2007 às 00:32

Meu caro Mário..

Muito obrigado pela visita ao blog e quero agradecer-te também pelo facto de te teres pronunciado sobre o post “A IMPRENSA DE HOJE”..

Do teu comentário, quando dizes que ficaste com a ideia que eu padeço do mesmo mal de que acuso os portuenses, reduzindo-os a portistas e portanto ao fenómeno futebol, não é assim, porque eu até tive o cuidado de, para evitar esse entendimento, colocar uma nota no ponto 2.5 do post, que é do seguinte teor:

2.5 - Parafraseando Francisco José Viegas , quero dizer que não estou contra a cidade do Porto; apenas estou a ser honesto com os valores que me ensinaram a seguir.

Portanto meu caro Mário, não me podes acusar de reduzir os portuenses a portistas, porque não é isso que está no post; está precisamente o contrário, que não estou contra a cidade do Porto.

Dizes-me depois que a cidade do Porto é muito mais do que o seu clube representativo e que o FCPorto é muito mais do que Pinto da Costa.

Até pode ser que seja, mas, caro Mário, isso não é claramente visível..

Vejamos:

1 - Cidade do Porto mais que seu clube representativo:

- A verdade, penso eu, é que as grandes figuras da cidade, nomeadamente da cultura, apoiam declaradamente ou estão ligadas ao clube. No jornal “O JOGO” de hoje, por exemplo, vêm pronunciar-se na qualidade de simpatizantes ou sócios do FCPorto os Drs. Miguel Sousa Tavares, Manuel Serrão, Francisco José Viegas e parece que mais um ou dois, que são pessoas com muito peso na cidade. Repara, por causa dessas coisas, eu atirei-me ao LOBO XAVIER, o fiscalista e político que agora deu o lugar ao Póvoas, que era outra figura pública com uma certa envergadura que estava enfeudado ao clube. No programa de futebol às segundas feiras está lá caído o Sr. Rui Moreira parece que Presidente da Associação Comercial do Porto. Estes e mais os Drs. Fernando Póvoas, Pôncio Monteiro e certamente outros, são já muita gente qualificada para apoiar um Presidente que vai a votos em lista única, que está no cargo há perto de trinta anos concorrendo sempre em modelo de lista única, com um comportamento no campo dos valores minimamente duvidoso e eu, como cidadão, no mínimo, tenho direito de me indignar perante este tipo de ligações. Ou não sera?

2 - FCPorto mais que Pinto da Costa.

Um sócio dizia há dias: de Pinto da Costa queremos mais duzentos anos. Sinceramente não vejo verdade alguma no que dizes mas precisamente o contrário, ou seja, o que se vê, com toda a nitidez, é que o FCPorto é mais pequeno sem Pinto da Costa e não mais que Pinto da Costa.

Quanto à lista única que não subscreves e eu aplaudo, acho bem que tu e outros como tu se assumam como responsáveis pela má imagem que a cidade está a ganhar, pondo em causa, na minha opinião a honradez de cidade invicta, o que é muito mau. Quando foi do fecho do Rivoli, o Pedro Abrunhosa foi lá fazer equipe, esteve lá dez minutos, foi entrevistado e disse sou contra. E isto tem que ser dito também em relação ao FCPorto, conforme disse na rádio hoje um potencial candidato à direcção do FCPorto que confirmou não haver hipóteses de haver outra lista a concurso, com a actual estrutura do clube. E isto não é ético, nem admissível, no mínimo.

Já agora dizer-te que não percebo os motivos que levam o General Ramalho Eanes e o Bispo Torgal Ferreira a ser adeptos do PORTO?!`...

Caro Mário, sou pela frontalidade e pela honradez. ESTE É O MEU CAMINHO. SEM DESVIOS.

Aceita um abraço do

JOÃO.



Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds