Quarta-feira, 16 de Maio de 2007

A FRASE DE HOJE

 
“Maquiavel advertiu que, em política, não há moral. Sócrates não leu: mas aprendeu de ouvido...”
 
                                                                      Baptista-Bastos no DN de hoje.
 
Hoje, no meu blog, só vai dar Baptista-Bastos, porque o ARMANDO vai lançar mais uma obra de sua autoria, BICICLETAS EM SETEMBRO.
 
Face a isso, só me resta alinhavar aí umas palavras, onde possa dizer que gosto imenso da literatura de Baptista-Bastos. Mas isso vai ser noutro post, porque aqui, vou aproveitar esta sua frase para me regozijar com o que disse o Dr. Piteira Santos acerca do ingresso no PS a convite de Mário Soares e outras coisas.
 
MAQUIAVEL.
 
Nicolau Maquiavel (Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da Ciência Política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são — a verità effettuale della cosa – e não como deveriam ser.
Nascido Nicolau Bernardo Maquiavel (em italiano Niccolò di Bernardo Machiavelli), viveu a infância e adolescência sob o esplendor político de Florença, durante o governo de Lourenço de Médici (ou Lourenço, o Magnífico) e surgiu já adulto na vida política da cidade. Convive com grandes nomes da época de onde vai tirar alguns postulados para sua obra e depois de servir a Florença durante catorze anos é deposto do cargo, passando, então, a escrever suas obras.
 
PARTIDO SOCIALISTA
 
O Partido Socialista (PS) português foi fundado em 19 de Abril de 1973 na cidade alemã de Bad Münstereifel, por militantes da Acção Socialista Portuguesa. O PS é caracterizado por duas correntes ideológicas principais, a Social-democracia e o Trabalhismo.
Desde a revolução ocorrida em 25 de Abril de 1974 fez várias vezes parte do governo e dois dos seus militantes (Mário Soares e Jorge Sampaio) foram eleitos Presidentes da República.
É membro da Internacional Socialista e do Partido Socialista Europeu. A organização de jovens do Partido Socialista português chama-se Juventude Socialista
MEU COMENTÁRIO:
 
Aquela cena do Dr. Mário Soares convidar para se inscrever no PS o Dr. Piteira Santos, homem de reconhecidos méritos cívicos e a recusa deste, com o argumento de que não entrava porque era socialista, cativou-me. E isto porque nunca considerei, quer o Dr. Mário Soares quer o PS como militantes de socialismo de nenhuma espécie.
Uma vez houve que li que o PS se considerava socialista em Portugal e social-democrata na Europa. Fiquei decepcionado e PS nunca, porque me senti aldrabado. Fico também satisfeito por ler , escrito por Baptista-Bastos, que “Nunca ninguém se preocupou com os ideais, as doutrinas, os projectos do PS para Portugal. Acaso o PS não tinha nenhum. E, pelos vistos, não o tem. Aquela extasiada história do "partido marxista" foi logo removida do ABC, quando Willy Brandt recomendou a sua rápida submersão. Ávidos de "modernidade", os dirigentes do PS estabeleceram o preceito de que a melhor teoria é não ter teoria alguma. ...” o que concordo plenamente.

Depois da tomada do poder, Sócrates só tem um propósito: estragar o País e pô-lo pior do que estava no 24 de Abril de 1974, por que Sócrates não leu na UI Maquiavel, mas aprendeu a matéria de ouvido.
 
LASTIMAVELMENTE.
 
João Brito Sousa 
publicado por SOUSINHA às 12:21
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds