Este texto é de Séneca e tem o título “A Ira é uma Loucura Breve ...”
Alguns sábios afirmaram que a ira é uma loucura breve; por não se controlar a si mesma, perde a compostura, esquece as suas obrigações, persegue os seus intentos de forma obstinada e ansiosa, recusa os conselhos da razão, inquieta-se por causas vãs, incapaz de discernir o que é justo e verdadeiro, semelhante às ruínas que se abatem sobre quem as derruba. Mas, para que percebas que estão loucos aqueles que estão possuídos pela ira, observa o seu aspecto; na verdade, são claros indícios de loucura a expressão ardente e ameaçadora, a fronte sombria, o semblante feroz, o passo apressado, as mãos trementes, a mudança de cor, a respiração forte e acelerada, indícios que estão também presentes nos homens irados: os olhos incendiam-se e fulminam, a cara cobre-se totalmente de um rubor, por causa do sangue que a ela aflui do coração, os lábios tremem, os dentes comprimem-se, os cabelos arrepiam-se e eriçam-se, a respiração é ofegante e ruidosa, as articulações retorcem-se e estalam, entre suspiros e gemidos, irrompem frases praticamente incompreensíveis, as mãos entrechocam-se constantemente, os pés batem no chão e todo o corpo se agita ameaçador, a face fica inchada e deformada, horrenda e assustadora.
SÉNECA E JESUS CRISTO..
MEU COMENTÁRIO.
O que dizem os sábios acerca da ira, faz todo o sentido, pois uma vez possuído desse sentimento, o homem sai de si e transforma-se. Costumamos até dizer, na gíria, ... “parece que está louco...”.
A IRA é um sentimento negativo que surge quando estamos perante uma situação de dificuldade ou de impotência. Perante tal situação e com a razão do nosso lado, se nos sentirmos impotentes para a resolver, desenvolve-se dentro de nós um sentimento de raiva ou ira, que nos transtorna.
È uma situação a evitar..
João Brito Sousa