Em 21 de Maio de 1954, os operários da indústria têxtil no Porto e na Covilhã fizeram greve, o que originou a intervenção das forças militares. Não consegui, por enquanto, encontrar material com que pudesse ilustrar estes acontecimentos, mas vou tentar obtê-los, porque este é o terreno que gostaria de continuar a pisar; SER SOLIDÁRIO COM QUEM LUTA PELOS SEUS DIREITOS..
Mas foi em 19 de Maio de 1954, que se deu o caso mais chocante na história da luta dos trabalhadores portugueses pelos seus direitos laborais. E é nesta hora que não podemos esquecer Catarina Eufemia, a ceifeira alentejana símbolo da resistência ao regime totalitarista de Salazar.
|
|
AO RETRATO DE CATARINA Esses teus olhos enxutos
Ceifou-te ceifeira a morte
Tanta seara continhas
Teus destinos Catarina |
Biografia
Catarina Efigénia Sabino Eufémia (nascida a 13 de Fevereiro de 1928 — morta a tiro a 19 de Maio de 1954) foi uma ceifeira alentejana analfabeta que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada, aos 26 anos, pelo tenente Carrajola da GNR em Monte do Olival, Baleizão, perto de Beja, Alentejo. Catarina tinha três filhos, um dos quais de oito meses, que estava no seu colo no momento em que foi baleada.
NAQUELE TEMPO...
O Alentejo, naqueles tempos difíceis, era uma região de latifúndios e de emprego sazonal, onde as condições de vida dos camponeses sem terras e assalariados eram extremamente difíceis. Esta situação sócio-económica e laboral penosa e dura agitou as massas camponesas da região a partir de meados da década de 40, vindo-se a agudizar nas duas décadas seguintes, gerando-se um permanente clima de agitação social no campesinato. Eram inúmeros tumultos e mais frequentes ainda as greves rurais, que acabavam sempre com a intervenção da GNR e eram devidamente vigiadas pela PIDE, em busca então de infiltrados e agitadores comunistas.
|
|
O primeiro tema da reflexão grega é a justiça
E eu penso nesse instante em que ficaste exposta
Estavas grávida porém não recuaste
Porque a tua lição é esta: fazer frente
Pois não deste homem por ti
E não ficaste em casa a cozinhar intrigas
Segundo o antiquíssimo método obíquo das mulheres
Nem usaste de manobra ou de calúnia
E não serviste apenas para chorar os mortos
. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...
. O TREINO DO SENHOR CARVAL...
. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...
. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...
. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...
. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...
. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...
. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...