
OS MEUS SINCEROS PARABÉNS AO APCGORJEIOS.
Os assuntos publicados pelo APCGORJEIOS, como os publicados hoje, por exemplo, são muito bem conseguidos e fazem dele um espaço bastante simpático, rigoroso quanto pode ser que convida à leitura. Espaço sério e honrado, portanto.
Por esse motivo estou a convidar o responsável pela informação no blog que, caso se disponibilize e ache isso razoável, dissesse alguma coisa sobre o escritor Vergílio Ferreira que me parece ter sido seu contemporâneo como professor no Liceu de Faro.
Como estou a ler a sua obra literária, onde noto que se questiona muitas vezes sobre a validade do seu próprio trabalho, apesar de me parecer que se trata de um homem com valor, gostava de ter a opinião do APCGORJEIOS se puder ser e quando pude ser.
Grato pela atenção dispensada, sou
João Brito Sousa
De Anónimo a 4 de Junho de 2007 às 00:26
João,
Continuo acompanhando diáriamente o teu trabalho no "Bracadas". Todos os dias colocas reflexões filisóficas e, confesso, não me é fácil reflectir consecutiva e cosequentemente sobre temas tão diversos e tão intricados como são os pensamentos filosóficos de grandes Mestres Pensadores.Acho até que só podemos fazer considerações justas aos pensamentos de outros se se conhecer muito bem a obra completa do autor. Para fazer crítica a pensamentos filosóficos precisamos conhecer com precisão os conceitos que esses autores desenvolveram, sobre os quais, depois,
rematam com proposições ou aforismos que só fazem sentido dentro desses conceitos pré-estabelecidos. Caso contrário, quase certamente, o autor falou de alhos e nós respondemos com bugalhos e nada faz sentido. Sem dominar inteiramente o pensamento complexo dum autor difícil jamais uma crítica a uma idéia solta desse autor acertará o alvo correctamente. É uma bravata inconsequente querer criticar um autor de grande bagagem cultural que domina os mais elevados pensadores antigos e actuais com o pensamento do senso comum.
Chegado à pouco de Lisboa, dei aqui com o teu desafio para dizer algo sobre Vergílio Ferreira. Apenas li, e há muitos anos o "Conta Corrente I" embora tenha também na estante "Alegria Breve" e Cântico Final". Lembro-me que gostei, na altura de ler O Conta Corrente I, por ser uma espécie de diário, não no sentido de anotar os assuntos do dia mas de os comemtar com refxeção aprofundada, tratando-os à maneira de pequenos ensaios.
Fui à estante buscar o livro e verifico que tenho assinalada a pág.380,referente a 27 de Novembro de 1976, na qual tenho alguns sublinhados, e acabei de ler o livro em Queluz a 06.10.83.
Sem estar apto a pronunciar-me sobre Vergílio Ferreira, falei de generalidades a propósito de comentar, e o que digo, digo-o sinceramente.
Um abraço do Adolfo
De
SOUSINHA a 4 de Junho de 2007 às 20:02
Viva,
Obrigado pela visita e muito obrigado pelo texto que me pareceu rigoroso como sempre. Vou responder.
Um grande abraço do
João Brito Sousa
Comentar post