BRAVATA, .
não é termo muito corrente.
No universo do meu léxico encontrava um sinónimo para aquela palavra e esse era algo próximo de disparate ou algo parecido. Na dúvida fui até um dicionário por aqui disponível e encontrei "ameaça ridícula e vã", "fanfarronada" e "alarde arrogante". Toda a figura pública é passível de crítica e a ela se expõe quando assim se assume. Pelos seus comportamentos e actos, pelas suas ideias, pelas suas análises e decisões. E Q
Quando essa figura é um escritor que tenta transmitir as suas ideias a toda uma sociedade, por mais geniais que elas sejam, será sempre objecto de análise e estará sempre sujeito a crítica. A crítica, tida como emissão de opinião, pode sempre advir de um génio que emparelha similitude de conhecimentos e capacidades ou de um qualquer dos comuns dos mortais que, tendo capacidade para pensar, a explicita na forma que a sente e a compreende. Nenhum ser humano se deve arrogar o direito de exigir vassalagem dos seus semelhantes por mais génio que tenha tido a fortuna de assim haver nascido.
É exactamente na ausência desse dever de vassalagem que baseio o direito a emitir opinião sobre qualquer obra de qualquer génio. E não me considero fanfarrão nem tento alardear arrogâncias despropositadas e, muito menos, tento ameaçar ridiculamente o cariz extraordinário da obra do génio em causa. No campo das ideias, todas as opiniões, por muito válidas que sejam, estarão sempre sujeitas a considerações discordantes.
arnaldo silva felizmente reformado
COMENTÁRIO.
. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...
. O TREINO DO SENHOR CARVAL...
. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...
. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...
. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...
. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...
. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...
. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...