
(Padre MANUEL BERNARDES)
O texto que se segue é da autoria do padre Manuel Bernardes, in "Luz e Calor" cujo título é:
“Dotado de Verdadeira Virtude “
“O que é dotado de verdadeira virtude tem os seus males por fora, os seus bens por dentro. Pelo contrário o amigo de glória vã, o hipócrita, o mundano, os seus males estão por dentro, porque são verdadeiros; e os seus bens por fora, porque são imaginados, e aparentes.
Entre todas as virtudes somente a humildade se ignora a si mesma: como traz os olhos baixos, e fitos no abismo do seu nada, não reflecte sobre o seu conhecimento, porque o verdadeiro humilde não presume que o seja. “
BIOGRAFIA
Padre Manuel Bernardes
Escritor moralista, religioso e pregador. Frequentou o colégio jesuíta de Santo Antão seguindo depois para a Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de mestre em Artes e de bacharel em Teologia e Direito Canónico. Entrou para o sacerdócio, conseguindo tal reputação que D. João de Melo, bispo de Viseu, o elegeu seu confessor.
Em 1674, desejando isolar-se, entrou para a Congregação do Oratório, no convento do Espírito Santo, em Lisboa. Aí viveu durante 36 anos, dedicando-se à oração e à composição das suas obras, através das quais procurava exercer uma acção moralizante.
Usou a crítica de costumes e o apelo à emoção mais do que o desenvolvimento intelectual da doutrinação. Transparece nos seus escritos um espírito crédulo e pacífico, capaz de transmitir a espiritualidade da vida contemplativa num estilo literário simples e elegante, em plena época do barroco.
Entre as suas obras principais contam-se Exercícios Espirituais e Meditações da Via Purgativa (1686), Pão Partido em Pequeninos para os Pequeninos da Casa de Deus (1696), Luz e Calor: Obra Espiritual para os Que Tratam do Exercício de Virtudes e Caminhos da Perfeição (1696), Armas de Castidade (1699), Meditações sobre os Principais Mistérios da Virgem Santíssima (1706), Nova Floresta ou Silva de Vários Apotegmas (cinco volumes publicados em 1706.1708,1711,1726 e 1728 respectivamente), Sermões e Práticas (1711), Direcção para Ter os Nove Dias de Exercícios Espirituais (1725), Os Últimos Fins do Homem (1728) e Estímulo Prático Para Seguir o Bem e Fugir do Mal (1730).
O MEU COMENTÁRIO
Eu penso que há aqui uma lacuna no desenvolvimento deste texto que é precisamente não se explicar o que é a virtude, porque nem todos a têm ou tendo-a te-la- ão em doses diferentes...
Virtude é um característica ou qualidade que nós possuímos ou não e se sim, em quantidade maior ou menor. Ora, é dessa qualidade que possuímos ou não que as nossas atitudes e comportamentos se aproximam mais dos comportamentos próximos da prática do Bem..
Os bens por dentro e os males por fora de que fala Bernardes, significam, o primeiro, o carácter do possuidor dessas qualidades e o segundo a canalhice e a falta de escrúpulos do outro.
A humildade é assim chamada porque dá ao seu possuidor a noção exacta da sua insignificância e por isso não se dá por ela e anda de olhos em baixo. Não sei se hoje isso é bem assim. O futebolista Eusébio, por exemplo, cultiva a humildade espontaneamente, é um homem admirável porquanto actua naturalmente, ele é já assim. É uma qualidade inata que o favorece e que produz efeitos favoráveis à saúde do seu organismo.
Do hipócrita já não direi o mesmo...
João Brito Sousa.