O MELHOR DE TODOS ERA O LUCIANO MACHADO.

(igreja de S.Bartolomeu de Messines)
É uma filosofia de vida: saberes que o tempo corre, e nada do que se deixa por viver se poderá recuperar. Digo-te, no entanto, que um instante pode conter em si todo o tempo que quisermos. (...)
Houve bons alunos no meu tempo de Faro, desde o primeiro ano do Ciclo Pretaratório até às Secções para os Institutos. De todos, aquele que mais me impressionou pela sua rápida compreensão das matérias foi o Luciano Machado de Messines
Disse-me o Cabrita Longo que o Machado, em Económicas onde se licenciou, numa aula de Matemáticas Gerais, teria interrompido a explicação do Prof acerca de determinada passagem, coisa que, em tempos de "magister dixit" ninguém se atrevia a fazê-lo. E Machado fez. E o Prof. parou e explicou.
O Machado juntou-se a nós em Faro em 60/61 e vieram com ele da escola de Silves, o Domingos Morgadinho, o Zé Andrés, o Manuel Jacinto, a Antonieta e a Teresa e mais umas duas ou três moças. Tudo gente seleccionada, bons alunos em Matemática e Contabilidade. Nós, os de cá da cidade de Faro, tínhamos os irmãos Gabadinho, o Zé e o Xico que eram bons a matemática... Mas o Machado dava cartas principalmente a Matemática e Física.
Os professores eram bons, o Dr. Jorge Monteiro a Matemática e Física e o Dr. Queiroz a literatura.
Mas aluno como o MACHDO.... difícil.
(continua)
João Brito Sousa