Segunda-feira, 18 de Junho de 2007

A FRASE DE HOJE

 
                 “Estou sempre disposto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem ..."

 
Churchill, Winston
 
BIOGRAFIA
 
Após ter acabado o curso na Academia Militar de Sandhurst e ter servido como oficial subalterno, de 1895 a 1899, no regimento de Hussardos n.º 4, foi correspondente de guerra em Cuba, na Índia e na África do Sul. Durante a guerra dos Boers, de quem foi prisioneiro, protagonizou uma fuga que o tornou mundialmente conhecido, e de que relatou as peripécias no seu livro De Londres a Ladysmith. Churchill entrou para a política como Conservador, tendo sido eleito deputado em 1900, mas em 1904 rompeu com o Partido devido à política social dos Conservadores.
 
Aderiu ao Partido Liberal e em 1906, tendo sido eleito deputado, foi convidado para o Governo,  ocupando primeiro o cargo de Sub-Secretário de Estado para as Colónias, mais tarde, em 1908, a pasta de Presidente da Junta de Comércio (Board of Trade).Após as eleições de 1910 foi transferido para o Ministério do Interior, e finalmente foi nomeado, em Outubro de 1911, Primeiro Lorde do Almirantado, onde impôs uma política de reforço e modernização da Marinha de Guerra britânica.
 
Pediu a demissão em plena Primeira Guerra Mundial, devido ao falhanço da expedição britânica aos Dardanelos, na Turquia, de que tinha sido o principal promotor. Alistou-se no exército, e comandou um batalhão do regimento «Royal Scots Fusiliers» na frente ocidental. Regressou ao Parlamento em 1916, regressando a funções governamentais no último ano de guerra, como ministro das munições.
 
O MEU COMENTÁRIO:
 
Em meu entender, Churchill foi um génio da governação Pública, em suma, um político genial. O homem genial é aquele que tem coragem para tomar medidas drásticas; às vezes contra tudo e contra todos.
 
Parece-me que Churchill via mais longe do que os outros e teve a felicidade de desempenhar funções profissionais dentro daquilo que gostava, o que nem sempre acontece.
 
A primeira parte da frase é vulgar; mas Churchill não foi um homem vulgar, daí a segunda parte da frase, onde ele refere que nem sempre gosta que lhe ensinem. Pois é, Churchill queria estar sempre em primeiro lugar, nada de subalterno..
 
A inteligência de Churchill, não consentia um segundo plano para si; ele teria de estar sempre à frente e em primeiro..
 
Se fosse preciso, no momento certo saberia mais que os outros... 
 
João Brito Sousa
publicado por SOUSINHA às 07:56
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De snmatias@sapo.pt a 18 de Junho de 2007 às 14:07
Então acha que podemos aprender tudo sozinhos ou que já sabemos tudo, sem precisar de aproveitar a experiência e a sabedoria dos outros.
O senhor é dos que gosta de ser o primeiro, o vencedor.
Mas para haver vencedores tem de haver vencidos.
Não acha que essa sua ideia contraria tudo o que apregoa no seu blog?
Respeitosamente,
Sílvio Matias
De SOUSINHA a 18 de Junho de 2007 às 20:32
Caro Silvio.
Estranho o seu comentário porque eu não disse nada disso que o senhor diz que eu disse. Tudo o que eu disse foi em relação a Churchll e não a mim. Eu sou o crítico. Acho o seu comentário sem lógica alguma porquanto eu estava a falar de CHURCHILL e não de mim. Todavia dir-lhe-ei que aprender sozinho é possível, saber tudo não é. Gostava realmente de ser o primeiro mas andei sempre mais perto dos últimos para grande desgosto meu.
Não acho que contrario em nada aquilo que eu tenho dito no meu blog. O senhor está um pouco zangado comigo mas sem razão alguma.
Gostava que voltasse ao assunto. Entretanto aceite os meus cumprimentos e disponha.
Sem mais, sou
João Brito Sousa
De Mário Fitas a 23 de Junho de 2007 às 16:33
O Homem é a complementaridade do inato e do adquirido! Não há comentários a fazer. Sr. Sílvio Martins, conheceu Churchill? Olhe eu não! Em Oeiras como militar Português, aguardava embarque para a Guiné, quando li a notícia da morte desse Homem. Mas sempre fui lendo e falando dele. No entanto fiquei pasmado, com o seu comentário ao blog. Julgo não estarmos a brincar, isto são coisas sérias! Não tenho nem quero ter procuração do dono do blog para o defender, mas digo-lhe sinceramente se fosse Churchill o bloguista, sabe o que lhe responderia? Simplesmente: "Vá aprender a ler" Respeitosamente,
Mário Fitas
Desculpe-me!
De Manel Piorna a 23 de Junho de 2007 às 15:46
Boa ideia de trazer Sir Winston Churchill a este Blog. De facto Churchill, é um nome marcante do Millennium . Não há dúvidas sobre a sua genialidade e coragem, defendendo sempre as suas ideias contra tudo e contra todos. Homem cuja vida _"de experiência feita"_ aliada a uma arguta forma de ver as coisas, nele se verifica não um "esperto" mas uma grande inteligência. Militar, jornalista, escritor, herói, politico, diplomata, prémio Nobel, Sir Winston Churchill foi uma grande figura da sua época, parecendo que em determinados momentos de perigo, personificava a própria Inglaterra. Ficou célebre o seu discurso: "Não posso prometer-vos senão sangue suor e lágrimas". A sua personalidade forte e inflexível, quando as situações não se coadunavam com as suas, levavam-no a dar a volta, para adquirir "the first place ". Os seus discursos Parlamentares eram tão impressionantes como temíveis e as suas ironias de uma agressividade estrondosas.
Parabéns! Estás no bom caminho.
Manel Piorna

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub