Segunda-feira, 18 de Junho de 2007

AS HORTAS E A GRICULTURA EM PORTUGAL.

 
CRÓNICA DE WASHINGTON ( I )
Por DIOGO TARRETA
 
 
Aqui vai a minha pequena contribuição para o “nosso” blog: sim nosso….já nos pertence, foi um pouco do nosso vento Levante que chegou as terras do tio Sam..
 
Eu e o Carlos devoramo-mo-lo, e tenho passado a palavra a alguns amigos, vamos para a frente não desistas. Gostei imenso dos “casos” das Pontes…. Noto que o Arnaldo continua eloquente e ate fluente na língua da sua Majestade, bem haja.
 
Filho de agricultor não doutor, tenho uma palavra a dizer sobre o tema das nossas hortas. Não necessita ser economista para entender a razão porque desapareceram as nossas hortas.
 
Um iletrado que seja, compreende a razão – falta de lucro- e não tem a ver com modernização, ela aconteceu até certo ponto, tem mais a com a escassez de água na nossa região. Nas estações quentes todas as hortas eram regadas por agua das noras, custosa de extrair ao preço actual da energia.
 
As barragens não foram feitas para armazenagem do excesso da chuva do inverno! Aqui ha matéria para discutir mas, hoje não vou por ai fica para outra vez.
Se se prestar atenção, todos os países ricos em agricultura , a agua e lhes fornecida em 90% das suas necessidades por S. Pedro! 10% e também extraída dos subsolos ou fornecida por barragens
 
A outra razão, foi que felizmente com o evento do Turismo os preços da mão de obra subiram! E ainda bem! a tal ponto que ja não é rentável o uso da terra para cultivo. A emigração sendo pouco expressiva na nossa região teve pouco efeito. Emigraram os filhos dos agricultores. Alguns resistiram mais tempo reciclando-se em outro tipo de culturas que não eram as nossas mais habituais- refiro-me do cultivo em estufas mas mesmo assim acabaram desistindo delas e plantar suas terras com pomares de citrinos também eles com problemas de escoamento devido ao preço de produção e recolha.
 
Sempre agua e a mão de obra, a ter efeito devastador.
 
Não culpo a expansão da cidade! E natural que cresça! E com as hortas chegavam ate ela como era o meu caso foram abraçadas por essa expansão. Fenómeno antigo e já com precedentes na nossa cidade. Basta pensar nos casos da Horta do Ferregial, Horta do Carmo e Aboim Ascensão entre outras que não me ocorrem agora.
 
Ha no entanto casos de sucesso na nossa agricultura local, presume-me de referir o meu irmão Reinaldo (Tarreta) e mais talvez uns quatro ou cinco casos e não muitos mais!
 
Refiro-me mais neste meu escrito ao “geral” e não às excepções. No entanto foi isto basicamente o que aconteceu.
 
Para a semana ha mais….talvez sobre os bailaricos
 
E o Carlinhos como vai?
MEU COMENTÁRIO
 
Meu velho amigo, que boa aula de economia tu deste..Parabens.....
 
O Carlinhos está um bocado empanado mas a gente vai buscá-lo. Porque é nosso dever fazer isso um amigo...
 
Bailaricos?... boa malha. Favor não esquecer Parragil e o Zé Gabadinho...
 
Aceita um abraço do
João Brito Sousa
 
publicado por SOUSINHA às 08:32
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Manel Piorna a 23 de Junho de 2007 às 22:44
João faz-me um favor. Esteve em Elvas comigo um cabo miliciano de apelido Gabadinho. Um rapaz "porreiro" lá de baixo. Vê lá se a tua malta descobre esse bicho. Foi no princípio de 1964, e é da nossa idade.
Gostei da apreciação do Diogo Tarreta.Parabéns!
Um abraço do Manel
De SOUSINHA a 24 de Junho de 2007 às 16:36
Porto, 2007.06.24

Aló velho Mário.
O assunto solicitado está resolvido.
Um abraço do
João Brito Sousa

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub