Terça-feira, 15 de Maio de 2007

À GUERRA... DISSE NÃO

 
 
Numa visita ao ACGORJEIOS, vi-me deparado com uma crónica de guerra. É um texto com algumas passagens que discordo e que vou assinalar:  
Assim:
“ Hoje o Alferes pode orgulhar-se de ter sido o primeiro a passar as portas da guerra, com feridos...”.

O orgulho perante uma situação de guerra não é muito normal, porquanto a atitude guerreira não colhe no sentido humano da vida A guerra é e será sempre um disparate e não pode gerar qualquer motivo de orgulho.
Os truques e as trapalhadas de antecipação, que na vida militar se alcunha de táctica “surpresa”, marchar primeiro e chegar ao terreno de operações antes que o inimigo soubesse da sua aparição no local da contenda, são possibilidades de lutas desiguais e carece de sentido de justiça e são desumanidades, como se expressa na frase seguinte:- “sobretudo estar sempre pronto a carregar sobre o inimigo”. Ou ainda em “obter os louros da conquista....” ou “que os regressados ilesos se sentem heróis vivos resgatados da companhia dos heróis feridos e mortos em combate, pela conduta, coragem e moral impostos, desde a primeira hora pelo comando do Esquadrão...”
Os louros da conquista não trazem consigo a honradez necessária que justifique uma atitude. Heróis vivos nunca poderão ser um produto da guerra, porque na guerra só temos feridos e mortos em combate e mais nada
Será interessante reter algumas notas que Raul Brandão deixou nas suas memórias sobre a tropa. Ei- las: - «Na Escola do Exército ensinavam, no meu tempo, coisas inúteis que me deram mais trabalho a esquecer que a aprender. Durante o tempo que fui tropa vivi sempre enrascado, como se diz em calão militar. Tudo me metia medo, os homens aos berros que ecoavam no quartel (era o Cibrão na secretaria); castigo para um lado, castigo para o outro; e as coisas negras, feias, agressivas, a parada, a caserna, as retretes. Levo para a cova a imagem daquelas retretes como uma das coisas mais infames que conheci na vida. O Inferno deve ser uma retrete de soldado em ponto maior...»
A guerra não é um produto da minha paixão. Sou contra. Sou mais pela solidariedade.
 
João Brito Sousa
 
 
 
 
 
publicado por SOUSINHA às 16:37
link do post | favorito
De Manel Piorna a 17 de Maio de 2007 às 22:58
Caro João!
Teria muitas coisas para dizer sobre a guerra, poque a fiz, no Sul da Guiné tendo como adversário muito juntinho, _ bastava atrvessar o rio Cumbijã_ o actual presidente da Guiné Bissau. Precisamente, Nino Vieira, nessa altura eu tinha vite e dois anos e o Comandante Nino vinte e cinco. Enquanto eu era um furriel miliciano, _Ranger vindo da Escola de LAMEGO C.I.O.E._ ele já tinha passado por Pequim, e comandava a Zona nº11 no CAFAL, mata do Cantanhês. Encontrámo-nos muitas vezes com os nossos homens. Tenho por esse motivo alguma experiência dessa "Porcaria" que é a Guerra. Seria meu dever aqui e agora! Falar sobre tudo isto. Mas julgo que tu sabes. De forma que apenas vou citar algumas passagens de Pami na Dondo "A Guerriheira" escrita por Mário Vicente.
"Estamos cada vez mais próximos do inetendível da razão, e da destruição da nossa identidade gobal"
"Há algo que é bmuito importante escalpelizarmos: A terrível confissão, de que não temos nomes, e aquilo que apenas possuímos é a transformação desses desses mesmos nomes em comunicados de guerra."
"Muito simplesmente a nossa condição é única e exclusivamente medida em litros de suor sangue e lágrimas, derramados em prol da "Pátria".
"Quando matamos, já não somos nós! Porque nós próprios já estamos mortos.""Alguem já compreendeu, que se torna iimpossível regressar duma guerra?... Ela será nossa companheira até nos extinguirmos."
"Às mulheres mães, irmãs, esposas e amantes, gostaria de questionar poquê não invertem a razão dos valores, e gritem bem alto em unissono: Parem !... Basta!... Por favor!"
"Ou será que o absurdo, leva as mães ao masoquismo de terem orgulho chorando sobre a campa dos seus filhos? Falsos heróis, fabricados po um louvor em Ordem de Serviço."
Julgo serem estas citações suficientes, porque o drama é maior. No entanto não resisto a narrar dois casos interessantes: Numa emboscada que ficámos enrrascados, tivemos para além dos muito feridos, três mortos e um desaparecido, no aquartelamento onde estava a acompanhar o desenrolar da operação, o Coronel comandante de sector exprimiu: Só três? Sem comentários.
O segundo caso é tão complicado, que vou só levantar um pouco o véu." GUIDACHE": o Coronel comandante das tropas que socorriam os soldados sitiados pelas tropas do P.A.I.G.C. à vários dias,
encontra um capitão com a sua companhia, abandonando o socorro. Questionado pelo Coronel respodeu: Não isto é um suicídio! Os que lá estavam em "Guidache" podiam morrer há fome ou há morteirada, o que interessava era salvar a pele. Esse homem é um herói hoje em Portugal.
A guerra tem destas coisas.
um abraço do Manel
De SOUSINHA a 20 de Maio de 2007 às 20:27
ALÓ PIORNA.

Vou estudar o assunto e depois digo qualquer coisa.
Um abraço do
JOÃO
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FICA SUSPENSO ATÉ NOVA OR...

. A HORTA BIOLÓGICA

. AS GEADAS

. A CARVOARIA DO PASSOS

. UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS

. O TREINO DO SENHOR CARVAL...

. FARO DENTRO DAS MURALHAS

. UM BOM FIM DE SEMANA

. IGREJA DE S. PEDRO

. A RUA DOS BRACIAIS

. AO POETA MANUEL JOSÉ E F...

. A HORTA DOS BRITOS

. O MEU PRIMO SEBASTIÃO BRI...

. AS MOÇAS E OS MOÇOS DO M...

. POESIA DO DR. UVA

. ALÓ SANTA BÁRBAAR DE NEXE...

. FOMOS JOGAR À FALFOSA.

. ESTAMOS A VOLTAR.

. TUDO CHEGA AO FIM.... ATÉ...

. DA IMPRENSA

. VIVA A SOLEDADE URBANO.

. HOUVE FESTA NO SÍTIO DA A...

. AS HORTAS E A GRICULTURA...

. A FRASE DE HOJE

. PORQUE HOJE É DOMINGO

. BOM FIM DE SEMANA PARA TO...

. VELHO DO RESTELO

. CHEGUEI...

. EU NÃO POSSO ACREDITAR...

. A VIDA DIFÍCIL DOS MIÚDOS...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. SANTA BÁRBARA DE NEXE

blogs SAPO

.subscrever feeds