Ao ARMANDO BAPTISTA-BASTOS.
Hoje, que é dia de lançamento de mais uma obra de Baptista-Bastos, será certamente dia grande para o autor e é dia grande também para mim. Quase diria que a minha estadia na literatura, onde me sinto muito bem, seria diferente se não existisse Baptista-Bastos. Procuro muitas vezes saborear frases que retiro dos seus livros enquanto leio as suas obras. E considero Baptista Bastos um grande escritor e um grande amigo.
A sua melhor obra até hoje, quanto a mim é “O Cavalo a Tinta-da-China” que, folheando ao acaso, oferece-me frases deste calibre: - “ é preciso ser-se muito bom para se viver com simplicidade”... E a frase, simples como é mas encerrando uma verdade bem melódica, agarra-me e prende-me, dá-me que pensar e exige-me dois ou três minutos de intelectualidade E sigo e leio:- “Curioso: em tudo há associações de coincidências. É a isso que muitos chamam sorte. Eu percebo-as como desígnios da Divina Providência”... A vida até parece que me sorri tal é a satisfação que sinto quando leio coisas belas que percebo.
Leio outros autores que, além de terem pouca recolha, são difíceis de entender, como é o caso do António Lobo Antunes que percebo pouco. Digamos que Baptista-Bastos é o meu local de colheita preferido, onde sei que leio e percebo e onde às vezes até choro, como dizia o Marceneiro nos seus fados. Continuo a folhear e leio : -“os sentimento são ardis mecânicos”. E depois , mais à frente, leio e paro, porque a frase é assim:- “As palavras destroem quem com elas brinca”.... É aqui que fico e neste momento vou fazer um soneto dedicado ao Baptista-Bastos , porque eu tenho a mania de que sou bom nesta difícil forma de fazer poesia. Aí vai. .
Ao Armando Baptista-Bastos..
AS PALAVRAS
São sons que nós emitimos cá para fora,
Umas vezes com, outras sem sentido...
Por isso, estou ansioso até que chegue a hora
De ter esse livro da bicicleta todo lido.
Porque todas as palavras que ele contem
Destroem quem com elas brinca... de verdade
São palavras de amor que o livro tem
Que deixam dentro de nós grande saudade.
As obras de Baptista-Bastos são para reler...
As vezes que a nossa sensibilidade entender
Porque nos deixa tranquilos se bem me lembro.
E agora não faço por menos; quero-a comigo,
E faz de conta Armando que estou aí consigo
Na arrancada dessas “As Bicicletas em Setembro”.
Desejo ao Armando Baptista-Bastos as maiores felicidades literárias.
João Brito Sousa .
E Baptista-Bastos respondeu assim:
Meu querido Amigo João:
Muitíssimo grato pela generosidade do seu belo espírito de camaradagem. Estou sempre ao seu inteiro dispôr, e muito orgulhoso por ser meu amigo.Abraços fraternos do seu amigo
Baptista-Bastos